sábado, 19 de março de 2011

Emprego de algumas palavras e expressões semelhantes:

A intenção é ajudar o estudante a fixar a forma certa de algumas palavras e expressões que sempre trazem dificuldades para o brasileiro em geral.
01) Que  e  Quê:
Que é pronome, conjunção, advérbio ou partícula expletiva.Quê é um substantivo (com o sentido de "alguma coisa"), interjeição (indicando surpresa, espanto) ou pronome em final de frase (imediatamente antes de ponto final, de interrogação ou de exclamação)
Que você pretende, tratando-me dessa maneira? (Pronome interrogativo)
Você pretende o quê? (Pronome interrogativo em final de frase)
Quê? Quase me esqueço do nosso encontro. (Interjeição)

02. Mas  e  Mais:
Mas é uma conjunção adversativa, de mesmo valor que porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.Mais é um advérbio de intensidade, mas também pode dar ideia de adição, acréscimo; tem sentido oposto a menos:
Eu iria ao cinema, mas (porém) não tenho dinheiro.
Ela é a mais (oposto a menos) bonita da escola.

03. Onde,  Aonde  e  Donde:
Onde significa em que lugar.Aonde significa a que lugar.Donde significa de que lugar.
Onde você colocou minha carteira?
Aonde você vai, menina?
Donde tu vieste?

04. Mal  e  Mau:
Mal é advérbio, antônimo de bem.Mau é adjetivo, antônimo de bom.
Ele é um homem mau; só pratica o mal.
Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, aquilo que é prejudicial ou nocivo.
O mal da sociedade moderna é a violência urbana.

Um comentário: