quinta-feira, 24 de março de 2011

Fiquem Informados: A gente ou Agente??????

A gente  ou  Agente
A gente foi ontem na lanchonete.
A gente vai aonde hoje?
Quando é que a gente vai sair?

O a gente é uma palavra que está relacionado a uma quantidade de pessoa, sempre devemos respeitar a colocação das palavras de forma correta. A palavra a gente é muito diferente da palavra agente, muitas pessoas escrevem de forma errada e acham que estão certo.
Exemplo:

Agente não lanchou. (forma errada)
A gente não lanchou. (forma correta)


Agente é uma palavra que está relacionado a um agente de alguma área ou seja um trabalhador como agente de saúde, agente de viagem, ou seja uma pessoa que tem um determinado trabalho, na qual está exercendo.

O agente é uma pessoa que está numa determinada área e que está produzindo e tendo o efeito dessa produção, com isso se chama agente
Exemplo:

O agente de saúde foi em uma casa branca.
O agente de serviço disse que o trabalho está quase pronto.


São palavras que quando falamos da forma certa percebemos que o agente é apenas uma palavra o que significa que é um agente, mas a gente "nós" podemos perceber que são duas palavras que quando dita em voz alta podemos analisar que se trata de vários.

O correto mesmo é usar o pronome da 1ª pessoa do singular. "EU"
a gente (separado) é expressão popular e deixa o vocabulário pobre.
Ao invés de falar: A gente vai ao cinema
Diga: Eu vou ao cinema
Ou: Nós vamos ao cinema
E nunca diga: A gente vamos ao cinema

sábado, 19 de março de 2011

Emprego de algumas palavras e expressões semelhantes:

A intenção é ajudar o estudante a fixar a forma certa de algumas palavras e expressões que sempre trazem dificuldades para o brasileiro em geral.
01) Que  e  Quê:
Que é pronome, conjunção, advérbio ou partícula expletiva.Quê é um substantivo (com o sentido de "alguma coisa"), interjeição (indicando surpresa, espanto) ou pronome em final de frase (imediatamente antes de ponto final, de interrogação ou de exclamação)
Que você pretende, tratando-me dessa maneira? (Pronome interrogativo)
Você pretende o quê? (Pronome interrogativo em final de frase)
Quê? Quase me esqueço do nosso encontro. (Interjeição)

02. Mas  e  Mais:
Mas é uma conjunção adversativa, de mesmo valor que porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.Mais é um advérbio de intensidade, mas também pode dar ideia de adição, acréscimo; tem sentido oposto a menos:
Eu iria ao cinema, mas (porém) não tenho dinheiro.
Ela é a mais (oposto a menos) bonita da escola.

03. Onde,  Aonde  e  Donde:
Onde significa em que lugar.Aonde significa a que lugar.Donde significa de que lugar.
Onde você colocou minha carteira?
Aonde você vai, menina?
Donde tu vieste?

04. Mal  e  Mau:
Mal é advérbio, antônimo de bem.Mau é adjetivo, antônimo de bom.
Ele é um homem mau; só pratica o mal.
Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, aquilo que é prejudicial ou nocivo.
O mal da sociedade moderna é a violência urbana.

Diga não ao Bullying



Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Vamos ficar de Olho na Pronúncia gente!!!!!!!!!!!

Mostra OU amostra?

Tanto faz. Mostra ou amostra é o “ato de mostrar ou amostrar”.Tanto o substantivo quanto o verbo apresentam as duas formas registradas em nossos principais dicionários. O que pode fazer diferença é o uso:

1) O dia de hoje foi apenas uma mostra do que será o verão deste ano (primeira impressão);

2) Compareceu à mostra da coleção de inverno (apresentação, exibição);

3) Era uma mostra de fotografias (exposição que reúne uma coleção de obras afins);

4) Ganhou uma amostra do perfume (porção, miniatura);

5) Este quadro é uma amostra do talento do pintor (trecho, porção, fragmento representativo de alguma coisa).

Amostragem é a “ação, processo ou técnica de escolha de amostra(s) adequada(s) para análise de um todo”: “Esta pesquisa é uma amostragem dos eleitores brasileiros”.

profº Sérgio Nogueira

Como se estruturar uma boa pesquisa.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atualidade

Pesquisa de Ciências

Tema: Radiação Nuclear no Japão.

O que é Radiação?

O que provocou essa radiação no Japão?

Quais as consequências dessa radiação para  o Japão?

O que os Japoneses estão fazendo para solucionar os problemas das Usinas?
Explique como funciona uma usina nuclear?

Porque milhares de Japoneses estão com medo da contaminação nuclear?

Entrega da pesquisa
Dia 05/04/2011
Professora: Elenita Lima
Série: 7ª e 8ª

A estrutura desta pesquisa será em texto, conforme a demonstração no blog da escola.







O Progama Mais Educação no Paulo VI está a todo vapor!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

PRÁTICA :COMO APRESENTAR OS TRABALHOS ESCOLARES

ROTEIRO

O objetivo deste roteiro é fornecer informações aos pais e alunos sobre a forma de apresentação dos trabalhos escolares, visando um melhor entendimento do conteúdo exigido. Essas informações se fazem necessárias para auxiliar os alunos:

- quanto à organização de suas tarefas;
- quanto ao desenvolvimento de sua responsabilidade;
- como estímulo à sua autonomia;
Vocês encontrarão nesse roteiro os esclarecimentos pertinentes a cada tipo de atividade solicitada pelo professor.

PESQUISA

Essa atividade escolar visa propor ao aluno uma investigação, um estudo mais sistemático com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a determinado campo do conhecimento.

É um trabalho que requer dedicação à leitura e empenho na organização de dados. A princípio, é necessário selecionar as fontes que serão utilizadas para coleta desses dados. Podem ser: livros, revistas, jornais e sites da internet. É aconselhável desenvolver sua pesquisa sempre com o acompanhamento de um dicionário para assegurar o entendimento de novas palavras encontradas.

Após essa etapa, é feita uma organização das anotações mais importantes que passam a compor o texto do aluno. Para a redação de seu próprio texto, é fundamental obedecer à seguinte estruturação:

Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia

Na introdução faz-se um esboço do que se vai falar; o assunto fica, já nesse parágrafo (ou nesses parágrafos iniciais), delineado, é a apresentação do estudo e onde podem-se levantar hipóteses a respeito.

O desenvolvimento é a parte em que se trata do assunto propriamente dito, apresentam-se os fatos, argumentam-se e fundamentam-se as noções discutidas. A coerência de idéias e a coesão dos termos usados são dois pilares importantes nessa fase, que geralmente situa-se em dois ou mais parágrafos. Nesta parte do texto é permitido incluir ilustrações, devidamente legendadas.

A conclusão é a última parte e retoma o tema central, amarrando as idéias periféricas e algumas vezes, levanta questões, apresenta soluções ou acrescenta uma nova idéia que fecha o assunto.

Atenção: uma pesquisa bem elaborada requer leitura cuidadosa, ótima organização e boa produção textual, para alcançar um bom resultado deve-se considerar a boa estética, letra legível no caso de ser manuscrita, coerência de idéias e uso de linguagem adequada (evite usar chavões, lugares-comuns e principalmente termos chulos

MAPA

Ensinar o aluno a construir o conhecimento do lugar onde vive, reconhecendo desde os limites territoriais até as características geográficas, econômicas e políticas para que mais tarde ele possa atuar sobre esse espaço, é uma das preocupações do nosso ensino.

A análise comparativa de documentos como fotos, figuras e mapas antigos com os atuais proporcionam a leitura de imagens e dados de diferentes fontes de informação de modo a permitir que o aluno interprete, analise e relacione essas informações para que se reconheça o que muda e o que permanece na vivência humana presente na sua realidade e em outras comunidades, das mais próximas às mais distantes.

A confecção de um mapa é um dos exercícios mais adequados a esse tipo de leitura e que possibilita desenvolver a capacidade do aluno em seguir instruções, construir e ler legendas, realizar comparações e estimular a memória visual.

Para essa confecção, obedeça às seguintes orientações:

• use papel vegetal (formato A-4 ou A-3) ou cartolina conforme tamanho necessário.
• identifique o mapa com título (Margem superior / centralizado);
• identifique a matéria, professor, série e nome do aluno colocados na margem inferior à direita.
• utilize legenda clara e objetiva;
• atenção ao colorir seu mapa, evite cores muito escuras que possam ocultar detalhes.

LIVROS DE LEITURA

Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o mesmo caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.

Temos aí o grande desafio contemporâneo, a transformação de nossos alunos em bons leitores, fazê-los se distanciar desse mundo informatizado, fugaz e prático para permanecerem longos minutos envolvidos por uma história.
A atividade de leitura proporciona o desenvolvimento da expressividade, do uso funcional da linguagem, do vocabulário e da reflexão sobre o mundo.

Para fazer um registro e avaliar o entendimento do aluno, o seu  professor poderá se utilizar de alguns instrumentos como: discussão oral sobre determinados capítulos, cartaz, questionário, relatório, resenha, resumo ou reescrita em forma de quadrinhos. Todo e qualquer trabalho solicitado que não estiver neste roteiro, caberá ao professor passar as devidas instruções aos alunos, no caderno ou em folha impressa.

LIÇÃO DE CASA/TAREFA

A lição de casa é uma das tarefas mais tradicionais e discutidas entre os profissionais de educação. Seu objetivo é exigir do aluno um momento de estudo onde ele poderá verificar o que realmente entendeu da leitura, dos exercícios e das explicações dadas pelo professor em sala de aula.

Esse distanciamento é fundamental para o processo de aprendizagem e para o próprio professor avaliar a capacidade de entendimento e realização que o aluno tem ao executar essa tarefa sozinho. Outros aspectos, também importantes, são: a organização ao escrever e a responsabilidade ao apresentá-la na data marcada.

Os alunos de 5ª série( 6º ANO) podem encontrar uma maior dificuldade ao lidar com diversos professores e o horário de suas aulas. Para a fase inicial desta série, é imprescindível um acompanhamento mais efetivo para ajudá-lo a se organizar, caso isso ainda não tenha ocorrido.

É necessário ressaltar que: para se escrever bem é preciso escrever mais, e é claro que alguns alunos relutam a aceitar essa prática. A lição de casa é então, um dos recursos que permite esse exercício de aquisição da escrita, além da fixação do conteúdo. Para que a tarefa seja mais eficiente, deve-se copiar os enunciados das questões de forma organizada, enumerando-as e elaborando suas respostas de maneira completa.

O aluno deve realizá-la em casa pois assim estará exercitando, sozinho, sua organização de pensamento para expressar o que entendeu sobre a matéria discutida

CARTAZ

A função de um cartaz compreende duas finalidades: informativa e ilustrativa. As informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set ou cartão) e de fácil visualização. As ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização. Para alcançar esses objetivos deve-se observar atentamente determinados itens:

• use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas);
• evite textos muito longos;
• evite figuras ou desenhos muito pequenos;
• utilize legenda (se necessário);
• cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação);
• coloque título (Margem superior / centralizado)
• identifique o cartaz colocando:Matéria / professor/ série / nome(s) do aluno(s) na margem inferior à direita.

Crianças e Adolescentes vocês sabem quais os seus direitos ??????????




Estatuto da Criança e do Adolescentes
As nossas crianças possuem direitos que muitas vezes não são respeitados!
Existe o Estatuto da Criança e do Adolescente que foi criado no dia 13 de julho de 1990.
As crianças brasileiras sofrem desde abusos em casa como são obrigadas a trabalho escravo principalmente nas cidades pequenas.
Muitas são vendidas ou obrigadas a se prostituirem.
Vivemos uma realidade muito triste, um país que não respeita a criança e muito menos o idoso.
O Estatuto da Criança e do Adolescente existe para amparar as crianças e jovens principalmente de famílias mais pobres, porque estas são os mais vulneráveis e os que mais precisam da ação do Estado e das leis.
Ao estimular a construção de oportunidades e de redução das desigualdades, o Estatuto é mais um instrumento importante de transformação social.
Até 2010 ano que o Estatuto completou 20 anos o ECA como é chamado conseguiu grandes avanços:
• Redução de mais de 50% do trabalho infantil
• Redução de 30% da gravidez na adolescência
• Diminuição de 50% dos casos de mortalidade infantil.
O Estatuto se divide em dois livros:

1. Trata da proteção dos direitos fundamentais da pessoa em desenvolvimento
2. Trata dos órgãos e procedimentos protetivos
Considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos e adolescentes as pessoas com idade entre 12 e 18 anos.
Se você quer ter acesso ao Estatuto na íntegra, deixamos o site para que você possa ter acesso rapidamente:
http://www.amperj.org.br/store/legislacao/codigos/eca_L8069.pdf

Parabenizamos os moniteres do Mais Educação

Angela 19/03

Rozimeire 04/01

sexta-feira, 11 de março de 2011

Com a palavra o Diretor, Doronaldo Pereira.



Numa gestão democrática com o corpo técnico-pedagógico-administrativo foram estabelecidos critérios de ação.
A Missão da nossa escola é ministrar um ensino no contexto educacional do município realizando um trabalho de eficácia e proporcionando respeito à dignidade e aos direitos individuais.
Nossa Visão: Pretendemos nos tornar uma escola de referência no contexto educacional do município, realizando um trabalho de qualidade e proporcionando respeito à dignidade.
Nossos Valores:
1 - "Cooperação - Exercitar ações de ajuda, de colaboração, de partilha e comunhão à dignidade e dos direitos de cada pessoa da escola;
2 - Igualdade - Proporcionamos oportunidades igualitárias à todos os colaboradores;
3 - Respeito - Respeitamos a dignidade e o direito de cada um.

Eventos de 2010

No ano letivo de 2010 a Escola Paulo VI realizou diversos eventos para as flores do nosso jardim, os alunos.
Entregamos cadernos, fizemos passeios, gincana, desfiles, e muitos outros eventos.
Foi realizado o Soletrando e a vencedora foi a aluna Alessandra, que ganhou um computador e a escola ganhou uma caixa amplificadora do Departamento Técnico Pedagógico (detalhe, nossa flor também ganhou o Soletrando de 2009).
Foi realizada a Feira da Saúde, a Oficina de Saúde Bucal, comparecemos ao Evento do Departamento Técnico Pedagógico do Meio Ambiente na Praça Dr. Gualberto.
Na escola, após a inauguração da Biblioteca foram realizadas várias oficinas de leitura sob a coordenação da professora Denice.
Em homenagem ao dia das Mães, a escola organizou uma bela festa com oficinas de sabonete, de artesanato, de esportes, de massagens corporais, sorteamos vários prêmios inclusive vales "Dia de Beleza" para prestigiar essas mulheres-guerreiras.
Realizamos também para os alunos várias atividades extra-classe como a visita à Biblioteca Central, um tour pelos pontos turísiticos de Salvador e pelos pontos turísticos de Candeias, como Passé, Caboto, Passagem dos Teixeira.
O desfile de 7 de Setembro foi de uma encanto à parte. Nossos alunos deram um show de civilidade e organização, representando a escola de uma maneira inesquecível.
Nosso Diretor se fez presente no Congresso do Mais Educação em Petrolina e chegou cheio de gás para implantar este projeto na escola. Como primeira atividade do Mais Educação, a Coordenadora Pedagógica Helena organizou a I Mostra do Mais Educação com a participação da comunidade em geral.
Em Novembro fechamos com chave de ouro com a realização da I Gincana Pedagógica e os alunos deram um show de criatividade, organização e espírito esportivo e todas as equipes foram premiadas. Escolhemos neste evento também a Garota e o Garoto Beleza Negra. Não podemos deixar de registrar a belíssima apresentação do nosso Michael Jackson Cover, das nossas "garotas Beyoncé" e nossos capoeiristas.
Finalizamos o ano letivo de 2010 com a certeza de que 2011 vai bombar!






























sexta-feira, 4 de março de 2011

Dinâmicas com Tangran

Jogando os alunos se divertem e aprendem

Oficina Conceitos de àrea com Tangram


A oficina de conceitos de área oportunizou os alunos da 7ª série a vivenciar experiencias concretas com tangrans. Dois universitários da Faculdade Jorge Amado monitoram a oficina de forma prática e lúdica. a empolgação foi contagiada não só aos alunos bem como os professores que estavam presentes. A professora Denice, responsável pela biblioteca, ficou muito feliz e agradecida a participação dos alunos bem como o disponibilidade dos monitores Vitor e Antonio. 
Agora só falta aguardar o próximo evento!