sábado, 2 de julho de 2011

A Importância da Leitura

           Ler é essencial para o desenvolvimento das mais diversas atividades. Apesar de fundamental, a prática da leitura, ainda em razão da nossa própria cultura, é reduzida nas famílias, cabendo à escola assumir esse papel fundamental.
           O envolvimento da criança com a leitura começa muito cedo: a primeira leitura que a criança faz é a do ambiente mas próximo, ou seja, dos cômodos de sua casa - quarto, sala, cozinha, jardim... A leitura do mundo é o ponto de partida, pois a leitura da escrita se desenvolve durante a escolarização.
           Para que o gosto pelo livro surja de forma tão natural quanto o prazer pela leitura do mundo,  fa-se necessário que os educadores e os familiares reforcem a importância da leitura, uma vez que se trata de uma vivência única para todo ser humano: Ao dominarmos a leitura, temos a possibilidade de adquirir conhecimentos, de desenvolver raciocínios e de participar ativamente da vida social, alargando a nossa própria visão do mundo.
           Para que a criança adquira o habito da leitura, tando prazer, é fundamental a participação dos pais. Se, na escola, ela entra em contato com histórias e com autores nas mais diversas atividades - aulas de redação, feiras culturais e outras-, em casa, a criança deve manter o hábito, sem que isso signifique obrigação.
           Criar ambientes e situações de leitura é a maior tarefa dos pais. Os livros brasileiros de literatura infantil estão cada vez mais ricos em textos e em ilustrações. As histórias chamam a atenção da criança. Os pais devem estar atentos ao costume de contar história antes de dormir. Essa atitude é essencial para gerar na criança o gosto pelas palavras, pelo enredo e, se ela ainda não sabe ler, pelas imagens coloridas.
          A adolescência é o momento em que a escola e os pais devem aproveitar para colocar os jovens em contato com textos e autores provocativos e diferentes, pois eles estão em uma fase única da vida, em que experimentam grandes transformações no próprio corpo e no modo de pensar e de agir, estão em busca de uma identidade própria e têm especial interesse em novas formas de pensar.
O aluno depende do professor para estimulá-lo no gosto pela leitura.
Profª Denice  

Nenhum comentário:

Postar um comentário