sábado, 23 de abril de 2011

Olá Alunos da 8ª B Matutino

QUAL A DIFERENÇA DE POESIA E POEMA

Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem
A Poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, não verbal).
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.


Poema: Obra em verso em que há poesia. Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.
 O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
No Cruz e Sousa das obras iniciais, há esse poema, considerado um marco do Simbolismo no Brasil, no qual o autor se vale das figuras de linguagens (aliteração, sinestesia), que revela, então o uso da poesia, tão eloqüente no quarteto:
Vozes veladas, veludosas vozes,
volúpias dos violões, vozes veladas,
vagam nos velhos vórtices velozes
dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
 Exemplo de Poesia
Amo Você

O dia amanheceu chuvoso. 

A natureza chora. 

Chora também meu coração. 
A saudade 
que sua ausência me trás,
Aperta-me o peito.
Sufoca em mim a voz
Que teima em querer
Gritar alto e para todos,
o quanto amo você.
Mas o grito fica retido
No vazio da solidão 
Em que me encontro.
Resta-me apenas o consolo 
De poder molhar meu rosto
Nas águas da chuva
E misturar minhas lágrimas
Às lágrimas da natureza
Deixando-as, juntas, caírem 
Fertilizando o solo que nos sustenta.

Marisa Nieri 

Exemplo de Poema:



Amor é fogo que arde sem se ver



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;

É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade

É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Publique no comentário uma poesia ou poema da sua autoria referente ao Dia das Mães valendo pontuação para a 1ª Unidade (1,0) Profª Denice Casaes

9 comentários:

  1. MÃE Aquela que nos carregou por 9 meses;
    Aquela que nos educou com sabedoria;
    Aquela que nos guiou com sua experiência;
    Aquela que caminha lado a lado;
    Aquela que torce pelos nossos futuros;
    Aquela que chora calada por nossas angústias;
    Aquela que cria forças para proteger-nos;
    Aquela que nos perdoa por nossos atos e palavras inconsequentes;
    Aquela que está lá... SEMPRE!!!
    Uma vida construída com esforço, luta, trabalho,
    mas também com dedicação, esperança, alegria, força e muito AMOR!
    Mãe... Nossa musa, nossa guerreira,
    nossa cúmplice, nossa vida, nosso exemplo, mas acima de Tudo...
    NOSSA MÃE!!!
    Te amamos!
    Hoje e Sempre!. lilian santos 8 b matutino

    ResponderExcluir
  2. Dia das Mães!

    Dia das mães é todo dia!
    É vida! É brilho! É felicidade no coração da gente!
    É sempre alegria. Música animada.
    Noite enluarada! Branco de paz! Dia lindo demais!
    Dia das mães é todo dia!
    Mãe é cheiro envolvente. Infância guardada
    na memória que anima as lembranças presentes!
    Mãe é mulher cativante.milena lima 8b matutino

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. MÃE É BELA QUE NEM UMA FLOR TEMOS QUE CUIDAR DE TODAS AS PETALAS COM CARINHO E AMOR ESSE AMOR É IMENSSO E INFINITO POR ISSO NÃO CANSSO DE DIZER QUE SEM VOCES MÃES A NOSSAS VIDAS NÃO TERIAM SENTIDO. ERICA BARBOSA 8B MATUTINO

    ResponderExcluir
  5. ALINE DA SILVA SANTANA30 de abril de 2011 às 16:42

    Quando a minha mãe me colocou
    no mundo eu era um broto da
    flor, hoje pra ela eu sou a rosa
    mas linda do seu jardim do amor

    A minha mãe é a rosa,a flor do meu
    jardim eu não sei o sera da minha
    vida sem ela perto de mim,ela é um
    anjo,ela é o amor que eu tanto quero
    sem ela no meu futuro eu nada espero

    ResponderExcluir
  6. ALINE DA SILVA SANTANA 8B MATUTINO30 de abril de 2011 às 16:56

    Quando a minha mãe me colocou
    no mundo eu era um broto da
    flor, hoje pra ela eu sou a rosa
    mas linda do seu jardim do amor

    A minha mãe é a rosa,a flor do meu
    jardim eu não sei o sera da minha
    vida sem ela perto de mim,ela é um
    anjo,ela é o amor que eu tanto quero
    sem ela no meu futuro eu nada espero

    ResponderExcluir
  7. Mãe. Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!
    desconhecido leonardo merces 8°b matutino

    ResponderExcluir
  8. MÃE
    Para ti, mãe, escrevi este poema
    É muito pouco para expressar o que sinto
    Talvez seja um grão de areia no oceano
    Não traduz todo o meu amor tão profundo
    Diante do que para mim fostes no mundo!

    Laecio Almeida (8ªB)

    ResponderExcluir
  9. Mãe

    A ti devo o que sou e o que tenho
    Deste-me a vida, o carinho, a mão amiga
    Hoje sei que estás de mim muito distante
    Mas enquanto nesta vida eu existir
    Tu estarás sempre comigo a cada instante!

    ResponderExcluir